Queria ter novas fotos de trabalho para 2016 em diante e atualizar meu perfil em redes sociais. Acabei experimentando o outro lado da câmera!
Um dos fotógrafos de retrato que mais gosto foi o escolhido para me registrar. Há tempos sou fã do Elmo porque vejo nos retratos dele um entendimento da persona fotografada, algo difícil de conseguir, bem como difícil de explicar. Mas é como você olhar um retrato e ele dizer mais daquela pessoa que outras fotos. Significa que o retrato atingiu seu objetivo pra mim: falar um pouco da pessoa. Como eu e ele somos grandes apreciadores da fotografia de gente, acho que funcionou legal a química!
E sempre é valoroso como aprendizado perceber técnicas de luz e direção, trocar informações e preferências. Acrescenta muito. Entender cada vez mais como se sente quem é por mim fotografado, o que posso fazer para contribuir para o momento da foto, se a pessoa está mais tensa (como eu fiquei!!!) ou relaxada demais, testar testar e testar em busca desse sentido maior de um retrato. No fundo, a fotografia de pessoas depende do fotógrafo saber (e preferencialmente gostar) lidar com gente, aliar isso à técnica, interpretando com olhar sensível quem é aquela(e) a sua frente, a luz que pode ser extraída/criada, e pronto! Portanto, com vocês, as minhas novas fotos de trabalho:
crédito das fotos: Elmo Alves
Obrigado, Elmo, por sua paciência e amizade. Quem quiser, fique a vontade para comentar. Vamos em frente que 2016 começou!!!
Abraços meus.
Sergio Luiz Castro, slc