Fotografei a Charanga das Padês a convite da minha querida amiga Catarina. Uma pessoa alegre, repleta de vida, mãe da Valentina. Já bastava, mas ainda assim empresária e... padecente. Junto com ela, mais de 6.000 mães que vem descobrindo o verdadeiro prazer da maternidade, da caminhada de construção de uma família, sem abrir mão de realização pessoal, profissional e de relacionamentos baseados em interesses comuns. Sim, há um novo mundo sendo criado, literalmente, por mães que não se limitam a ter e cuidar de filhos, gerenciar empresa e lar, manifestar força sem perder de vista o amor e a ternura. São mulheres especiais, não são mulheres-maravilha. Afinal, elas são reais, de carne e osso e essencialmente belas por suas atitudes.
O grupo que essas mulheres formaram chama-se Padecendo no Paraíso. Só pelo nome já merecem um parabéns gigante. Há tempos sou leitor dos textos desse blog, curto suas publicações em redes sociais e acompanho com admiração essas famílias que se unem em busca de mais felicidade no coletivo! A elas, desde sempre, meu afeto! Realmente ter filhos é padecer no paraíso!!!
Embaladas pela magia do carnaval - que inclusive em 2017 se aproxima dos belorizontinos com uma importância nunca vista, o grupo se apresenta na folia com a Charanga das Padês.
Quase 40 mães equipadas com seus surdos, tamborins, batuques de diversas espécies e sons, cuícas e sorrisos. Esses sim, os grandes geradores de ritmo e energia. Não estão alí por qualquer remuneração. Pelo contrário. Não querem aparecer, mas pertencer. Não precisam de fama, pois quando olham ao seu redor seus filhos as veneram, fitando-as com os olhos da inocência mas atentos ao exemplo. E não páram por aí: querem seguir os passos de suas mães, para alegrar daqui há alguns anos os corações de tantos que assistem e participam dos ensaios e apresentações. Pois então, que sejam treinados, formando a Charanguinha!
E que futuro podemos esperar dessas crianças? Meu olhar é otimista, acreditando que: se são eles que podem mudar o mundo, temos tudo para avançar no amor. Mesmo que cada um deles receba uma criação, valores e princípios diferentes, gosto de pensar que são dons espalhados pelo mundo, que o bom Deus colocou em nossas vidas para nos guiar. Sim, nos guiar com sua coragem, curiosidade, generosidade. Nada é mais lindo que uma criança generosa. Sou pai de dois filhos maravilhosos, perfeitos em seus defeitos, alicerçados em um amor e na fé e, brinco, salvos por uma mãe doce, forte, vibrante e exemplar. É essa combinação que pode equilibrar as desigualdades lá na frente, a começar por hoje. Está no nosso presente a esperança no futuro desse planeta. E se é de força que estamos, falando, que ela esteja conosco!
Voltando ao ensaio, durante quase duas horas essas mulheres tocaram e encantaram quem ali estava. Era só o último ensaio antes das grandes apresentações, mas a magia do carnaval já acontecia em seus olhares, gestos, movimentos...
Em sintonia com os acordes, um público que me pareceu cativo, daqueles que seguem o que é bom, o que faz bem ouvir e sentir. A eles também meu abraço alegre, pelo que vi. Principalmente às crianças, que ao criar movimentos com seus confetes e acessórios, nos convidam a deixar que as coisas mais simples da vida voltem a fazer sentido para nós, tão envolvidos em coisas ricas e às vezes supérfluas, tão tolos em desfocar o que realmente importa, sempre mais próximo que quimeras a nós vendidas como sonho. Filosofia? Pode ser, não tem problema. A relevância de pensar conceitos pra mim está exatamente no ato reflexivo.
Se essas fotos tocam você, junte-se a elas e a mim. Muito obrigado, Catarina e padecentes, pelo carinho e liberdade com que fui acolhido. Minha torcida por vocês só aumentou, tenham certeza! E para fechar, quatro sugestões:
- acreditar no amor que nasce da alegria...
- colorir com sua vida as imagens desse post...
- me seguir nas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest, Twitter, Linkedin (só procurar SERGIOLUIZCASTRO)...
- ver as fotos das pessoas que fizeram essa apresentação ser o que foi!
Para conhecer as Charangueiras no Instagram: https://www.instagram.com/charangueiras/
Sergio Luiz Castro, slc