Encontro Marcado: álbuns e coberturas

Em agosto foi a vez de apresentar meu novo portifólio de álbuns e coberturas para os cerimoniais e assessorias. Parceiros mais que especiais e que são na verdade essenciais num evento: raramente uma noiva chega ao estúdio sem assessoria e cerimonial, mas quando acontece digo logo: contrate o mais rápido possível para delegar o sucesso do seu evento a quem tem competência e experiência. Não tirando da noiva o mérito das escolhas e da personalidade do casamento, pelo contrário, mas consciente da importância desse acompanhamento, aconselhamento e principalmente, das boas indicações que um bom cerimonial oferece aos clientes.

 

 

Assim como recebo minhas noivas e debutantes no estúdio, abrindo as portas de casa e a partir dali construindo um laço de amizade e confiança que vai além da relação comercial, foi aqui mesmo que tive o prazer de receber os profissionais de 19 empresas que atuam em Belo Horizonte, interior de Minas e destination weddings no Brasil e exterior. Pessoas que conheço e algumas que passei a conhecer, gente que produz eventos de todos os formatos e ávida por novidades em todas as áreas. Pois bem, um fotógrafo apresenta o que? Fotos?

 

 

Para mim, o portifólio representa a busca daquele profissional. Meu portifólio é o supra-sumo do olhar para as pessoas e suas relações, os momentos e suas reações. A fotografia é uma expressão do que vi e vivenciei com minhas noivas e noivos, debutantes, aniversariantes… mas como alguns já sabem só considero foto aquela impressa. Hoje um álbum está mais em moda que nunca, apesar de toda concorrência digital. São novos tempos, mas as memórias impressas é que são inesquecíveis. Portanto, sua viagem não está impressa (deveria!) mas seu casamento está. É parte indispensável da sua vida seu momento mais especial, seu grande dia, seu SIM e o início da construção da sua família. É ali, naquele evento, que muito do que importa de verdade começa. E apresentar um casamento num álbum impresso sempre foi a realização do meu trabalho.

 

 

 

 

Adoro apresentar álbuns aos noivos que me visitam. E a razão é básica: a consistência da narrativa de um fotógrafo de casamento (ou de eventos) só é conhecida num álbum impresso. Naquele conjunto de páginas está muito mais que uma ou duas fotos lindíssimas, que poderiam até ser premiadas (blá blá blá): está a história do casamento e se ela não te surpreender, não arrancar “uau” através das imagens, ela é mais do mesmo. Existem esses álbuns, muitas vezes de um fotógrafo que você visita todos os álbuns parecem iguais, o mesmo conjunto e sequencia de imagens nas mesmas páginas, as fotos numa mesma moldura. Isso são templates prontos (modelos para diagramação rápida de páginas de álbuns) que tornam possível um fotógrafo diagramar um álbum de casamento em 25, 30 minutos. Nunca usei templates para álbuns de casamento. Crio um a um, partindo do zero, de acordo com o que foi o evento. Da minha vivência do início ao fim surge uma narrativa, às vezes com fotos maiores da cerimônia pois ela teve um significado muito intenso, às vezes destacando a sequencia das alianças pois foram levadas pelo filho do casal. Tem sempre algum (alguns, certamente!) momento de cada casamento que o diferencia, a ser mais valorizado no álbum. É assim que cada uma das seis horas que levo em média se passa: criando uma apresentação única para uma história única de um casal único. Por isso meus álbuns são diferentes, minhas leituras são tão exclusivas!

 

 

 

 

Há quatro meses, quando decidi renovar meu portifólio, planejei esse evento para apresentar o que vem sendo mostrado aqui no estúdio às noivas e debutantes. Um estudo de dois anos para definir um fornecedor de álbuns, os formatos (se vertical, horizontal ou quadrado), os acabamentos. Os casamentos ali narrados são de 2018, uma visão bem atual da minha fotografia de casamentos. Por toda essa descrição que fiz, dá pra imaginar a alegria que estou (e fiquei no evento) apresentando essas páginas ricas em histórias de felicidade e amor. Tem muito do Sergio nesses álbuns, sou muito grato aos noivos Elisa e Tácito, Ana Julia e Renato e à debutante Flavia Maria, às suas famílias, por terem confiado esses momentos super importantes de suas vidas ao meu olhar. São bons exemplos do que eu faço: de corpo e alma, junto com eles, vivi e registrei suas emoções, reações e relações; suas surpresas, ansiedade, a beleza de todos os detalhes mas principalmente a beleza de suas almas, plenas de felicidade e realização. É nisso que acredito e só assim sei trabalhar…

 

 

 

 

 

 

Interessante pensar que eventos como o Encontro Marcado são oportunidades de relacionamento e de valorização do mercado. As pessoas estão se conhecendo ou se revendo, mas sobretudo reforçando seu conhecimento do trabalho umas das outras. Com isso, bons vínculos surgem, parcerias se renovam e melhores serviços e produtos são entregues aos clientes. Num evento é a sinergia que conta, é a soma dos esforços e competências, talentos e habilidades dos fornecedores envolvidos que transforma um sonho em realidade, pode acreditar. É como se toda a essência do casamento, que está nos noivos, fosse rodeada de cuidado, de relevância, de significado. É a união do sentimento com o bom direcionamento de um evento que encantam, o tornando memorável. E eu sempre acreditei e busquei reforçar essas relações e esse convívio que ajuda a todos, faz cada um crescer um pouco mais somado ao outro.

 

 

 

 

 

Agora, agradecer? Agora não, sempre! A Deus e a minha família, fonte de inspiração. À Érika, o amor da minha vida, meu SIM de cada dia num dia mais que especial!!! E agradecer a todos os presentes, de coração repleto!!!

 

 

Nesse Encontro Marcado tive a honra e a felicidade, de contar com depoimentos de pessoas mais que queridas. Quando fotografei o casamento da Marina Bhering com seu Mateus já era amigo da família (desses presentes que a fotografia nos dá!) e essa admiração só aumentou: sou fiel torcedor deles! E ela falou tão lindamente como foi seu casamento, a fotografia desse momento e quem ela enxergou por trás das câmeras. Quer depoimento mais consistente que esse? Marina, minha gratidão e orgulho em ter participado do seu SIM! E por você seguir junto comigo…

 

 

 

Outro depoimento especial foi da Sheila Rachid, celebrante que me conhece há mais de 7 anos. Acompanha minha carreira e sabe desde o início desse tempo quais minhas apostas, o que me move. Sabe avaliar fotógrafos por sua experiência em assessoria de eventos e sabe a diferença entre cada olhar por trás dos equipamentos. Um presente que ela me ofereceu: falar sobre mim. Sem briefing nenhum, só conhecimento e emoção. Só significado, e foi muito! Sheila, minha alegria por ter você na minha história.

 

 

 

Para realizar o Encontro Marcado contei com a ajuda dos próprios cerimoniais e com a parceria de Kriare Decoração e Animar Som e Luz, dos amigos Junior e Denis Rodrigues. Profissionais mega conhecidos no nosso mercado, um trouxe charme e um toque de requinte para os ambientes de casa respeitando o nosso estilo e mobiliário existentes (desafio dos grandes para poucos!) e o outro fez nosso espaço brilhar com luzes mágicas e tecnologia de ponta em sonorização (torço por você, DJ-sorriso!)…

 

 

 

 

 

…ah! Tive a honra de apresentar ao mercado a Vanuza, da A Doceria, com seus bombons em formato de pedras preciosas. Delícias com chocolate belga que encantam a todos e fazem a mesa de doces de qualquer casamento subir de nível. E a Cozinha 1475, com releituras de comida de buteco. Comida com sabor, feita pelos primos Cristiano e Juliana, filhos de uma querida e saudosa tia Rosa que eu considerava como mãe (alguém que sabia receber com amor e fartura que eu jamais vi igual). O que eu queria consegui: receber com cuidado de casa, o que pra mim faz toda diferença.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E também ofereci junto à Marilia, da Royal Bebidas, o delicioso Nero Celebration, um espumante que é sucesso nos casamentos. A vocês meu obrigado por confiar em nossa parceria, minha torcida por seus negócios e, pessoalmente, pela felicidade de cada um! Foi uma energia incrível.

 

 

 

Aos cerimoniais que vieram, gratidão enorme. Pelo tempo de vocês, pela atenção de vocês, pelo carinho e consideração. Meu afeto, meu abraço e meu desejo de juntos participarmos de muitos outros grandes momentos de vida. Um por todos, todos por um! rs… Aos que não vieram, meu desejo de encontrar, com as portas abertas do estúdio. Minha torcida pelo nosso mercado e seus bons profissionais. Minha alegria, acima de tudo, de fazer parte desse mercado de eventos, com a minha fotografia e o meu coração. Tem mais fotos a seguir, de tantos abraços felizes… além da ficha técnica do evento. Tudo de melhor e até o próximo Encontro Marcado com Sergio Luiz Castro! slc

 

Com Marina Bhering e Érika

 

Com as Paulas, Jéssica e Alana, da Acontece, e Denis Rodrigues

 

Com Aurora, do Aurora Nardi

 

Com Carol, do Premier

 

Com Polly e Tiago, do Fiancée

 

Com Mariella, da M.C Eventos

 

Com Leticia Martins da LeCult, Patricia do Speciali e o xará Sérgio Mendes

 

Com Roberta do Maktub e Sheila Rachid

 

Com Ana e Juliana, da Labarrère Produções

 

Com Jussara Couto, da Vernier

 

Com Luíza da Luíza Nassau Eventos

 

Com Flávia e Renata da ArtFas

 

Com Karla da Usina de Eventos e Denis da Animar

 

Com Priscila, da Up Produções

 

Com Mayerling, da May Eventos

 

Com Helisa, da Helisa Augusto Cerimonial e Érika

 

Com Karla, da Usina de Eventos; Silvia, da Port Eventos; Ana Flávia e Fred, da Ana Flávia Ribeiro Assessoria; Denis da Animar e Junior da Kriare

 

FICHA TÉCNICA

Local: Estúdio de Fotos SERGIOLUIZCASTRO
Data: 29 de Agosto de 2018
Fotografia: Lucas Mendes (Equipe SLC)
Decoração: Kriare (Junior)
Som, iluminação e DJ: Denis (Animar)
Buffet: Cozinha 1475 (Cristiano e Juliana)
Doces: A Doceria (Vanuza)
Espumante: Royal Bebidas (Marilia)
Depoimentos: Sheila Rachid e Marina Bhering